-
1 ano e 6 meses
No dia 09/06/2010, o Guilherme completou 1 ano e 6 meses ou 1 ano e meio, como fica mais bonito.
Crescimento:Nascimento: Peso 2805g e Altura 49 cm
3 meses: Peso 5945g e Altura 61 cm6 meses: Peso 8200g e Altura 68cm
9 meses: Peso 9560g e Altura 74cm1 aninho: Peso 10.350g e Altura 79cm
1 ano e 1 mês: Peso 10.535g e Altura 79,5cm
1 ano e 2 meses: Peso 10.850g e Altura 81cm
1 ano e 3 meses: Peso 11.110g e Altura 82cm
1 ano e 5 meses: Peso 11.100g e Altura 84cm
1 ano e 6 meses: Peso 11.550g e Altura 85cm
Alimentação:
Esse mês ele aumentou bem o seu peso, mas logo depois que fui na pediatra, ele teve uma virose que lhe deu várias bolinhas vermelhas nas mãos, nos pés e na boca, pareciam aftas, aà logo ele deixou de comer tudo, ficou só no mingau porque era a única coisa que aguentava comer., aà acho que deve ter perdido tudo o que havia ganhado, mas como só iremos novamente na pediatra no inÃcio de Agosto, talvez dê para ele recuperar até lá. Antes da tal virose, ele vinha comendo super bem, agora está tentando comer tudo sozinho, não aceita que coloquemos a colher em sua boca, então, imaginem a sujeira... a foto desse mês mostra bem o que estou falando... KKKKK
Saúde:Tirando a virose que lhe deu essas bolhinhas na pele e na boca e febre por alguns dias, tudo bem com sua saúde, ele logo se recupera dessas infecções, graças a Deus.Linguagem:Agora está apreendendo tudo o que lhe cerca, fala: "tôr" é flor, "abe" é abre, "bin" é brinco, "bi" é umbigo, "pê" é peito... agora o que mais me surpreendeu esse mês foi quando observei que ele estava tentando contar... estava colocando as medidas de leite em sua mamadeira, aà escutei, "um", "dô", "tê"... fiquei tão espantada, talvez ele tenha aprendido a contar justamente porque eu sempre contava em voz alta quando tinha que colocar as medidas ddo leite, as gotas de suas vitaminas, os números do elevador ao subir e ao descer... Atualmente ele sabe o "um" (um), "dô" (dois), "tê" (três), "sê" (seis), "sete" (sete), "oto" (oito), "dé" (dez), depois do dez, ele grita êêêêêêêê e bate palmas. mas desses números que ele fala, o único que ele reconhece como sÃmbolo é o sete, mas quando ele vê qualquer número, já começa a contar, ou seja, ele já sabe que os números são diferentes das letras. Muito inteligente esse menino.
Tb me surpreendeu seu aprendizado de causa e efeito, numa das festinhas de aniversário que fomos, lhe deram um balão, mas logo depois ele estourou, minha mãe disse para o Guilherme, "Puff, o balão estourou", aà pronto, tempos depois ele ficou repetindo "pu", "pu", só que não entendÃamos o que significava, depois, em outra festinha, ele viu os balões e disse: "abão... pu", finalmente entendi que o "pu" significava puff... agora quando perguntamos, o que aconteceu com o balão? Ele responde: "pu, abô" (puff, acabou).
Sociabilidade:A cada dia mais socilável, sorri pra todo mundo, especialmente se estiver com sono, mas quando chega em um lugar novo, com pessoas que não conhece, logo fica se escondendo atrás das minhas pernas ou fica tentando andar pra trás pra não ter de entrar no lugar.Passeios:Esse mês tivemos muitos eventos sociais, fomos a três aniversários, dois de crianças e um de 15 anos, com baile e tudo e o Gui gui lá, todo importante, nem quis dormir, adorou a farra. Também fomos a várias festas juninas, como ele não tinha blusa xadrez, coloquei uma blusa listrada, comprei um lenço vermelho, ele já tinha um chapéu de palha, pintei o seu bigode e pronto, foi todo fantasiado, adorou a quadrilha, ficava todo tempo dançando, mas ele dança engraçado, sem sair do lugar, só balançando o bumbum, parece gente grande.Fora esses grandes eventos, também fomos à praia várias vezes, fomos visitar os vovôs e vovós, fomos ao shopping e fomos em muitas, muitas, muitas escolinhas. Como a babá nos abandonou, penso em colocá-lo para estudar agora no meio do ano, mas vou escrever um tópico só sobre essa busca.Coordenação Motora:
Melhor a cada dia, anda, corre e agora está tentando aprender a pular. Nos aniversários que fomos esse mês tinha cama elástica ou pula pula, ele amou, principalmente quando tinha alguma outra criança mais velha, porque elas pulavam e ele pulava como reação, adorou e agora não pode ver um pula pula que já quer entrar.Encaixar é com ele mesmo, tudo o que ele pega, quer logo arranjar um lugar pra encaixar, aprendeu a colocar a chave na fechadura da porta, mas ainda não aprendeu a girá-la (ainda bem), aprendeu o que é o lixo, quando eu falo, isso é lixo... ele corre com a coisa na mãe, vai até o lixeiro, coloca lá dentro e diz "tchai" e dá tchau com a mãozinha.Brinquedos:Os livros continuam entre os seus prediletos, comprei alguns livros novos esse mês, mas fiquei chateada porque no primeiro dia em que fui lhe mostrar um livro que toca sons e abre algumas figuras em relevo, ele foi e rasgou a gravura... tão caro que foi, durou apenas 1 minuto na mão dele, aà guardei pra apenas lhe mostrar eu mesma segurando, quando ele crescer mais um pouco lhe dou novamente, quem sabe não dura pelo menos 5 minutos.Vendo sua fascinação por números, comprei também um joguinho com os números de 1 a 10, são quebra cabeças de 2 peças, cada, encaixando o número com um alimento da mesma quantidade, aà você vira para o verso, tem o animal que come aquele alimento. Ele ainda não consegue montar os quebra-cabeças, mas adora ver os números e tentar contar, também adora ver os bichinhos e tenta falar seus nomes. É seu brinquedo favorito atualmente, anda com a caixa pra lá e pra cá.Sono:Continua mais ou menos com a mesma rotina de sono, dorme à s 19:30h ou à s 20h e acorda à s 6h, tira uma soneca durante o dia, ou no final da manhã ou depois do almoço, mas esse mês sua rotina mudou um pouco por conta das festas que fomos, aÃ, para que ele não ficasse enjoadinho na festa, sempre o colocava para dormir no fim da tarde para que ele fosse para a festa logo depois de acordar, funcionou bem, mas o deixou um pouco desregulado por alguns dias, depois tudo voltou ao normal.
Ontem foi uma data histórica, como seu xixi vazou na noite anterior, tive de colocar o colchão para secar e lavar a capa do berço, só que o dia foi meio nublado e não deu tempo de enxugar, aÃ, como não tinha onde ele dormir, coloquei ele na cama que fica em seu quarto com a grade, pensei que ele estranharia, mas não... adorou, dormiu a noite toda, talvez porque seja mais ventilado que no berço... a parte ruim é que como ele já sabe descer da cama, pela manhã, ao invés de ficar nos chamando como faz no berço, o sabidinho, desceu e foi nos chamar pessoalmente.
Com 1 ano e meio, esse é o desenvolvimento do Guilherme, não é porque sou sua mãe, mas me admira sua inteligência e capacidade de aprendizado... vai longe esse menino...
-
Quando Deus fecha uma porta, em outro lugar Ele abre uma janela
Ontem eu estava meio sem sono, aà passando pelos canais de TV, acabei encontrando o programa Idolos passando na Record. Eu sempre gostei de cantar, desde a infância eu cantava Roberto Carlos, Elis Regina, Caetano Veloso e sou apaixonada pela Bossa Nova, então, quando vejo qualquer programa de música tipo Idolos, America's Got Talent, Fama, Raul Gil e até os antigos Show de Calouros e Chacrinha, eu simplesmente fico hipnotizada... tenho que assistir, adoro ver as seleções, principalmente as do inÃcio, é cada figura que aparece, uns te surpreendem, outros era melhor nem ter aberto a boca... coitados dos jurados....
Um caso que me surpreendeu bastante foi o da menina Bianca Ryan, ela participou do America's Got Talent de 2006 e, aos 11 anos, simplesmente arrasou ao cantar a música And i'm Telling You I'm Not Going, de Jennifer Holliday, basta pesquisar no You Tube e vocês verão que categoria ela tem, logo depois do programa ela lançou um CD com músicas diversas e depois um CD com músicas de natal, cantando divinamente bem.
Mas o que me chamou a atenção mesmo ontem foi uma menina chamada Mayara, ela é deficiente visual e toca vialão, isso já é incrÃvel por si só.... eu tenho a visão e já tentei por diversas vezes aprender a tocar violão e até hoje não saà dos acordes mais fáceis... se fosse somente isso, tudo bem, as pessoas tem talentos... mas quando ela cantou para os jurados... encantou e iluminou (palavra de um deles).
Eu me surpreendi muito, tanto que resolvi escrever esse artigo falando sobre ela, o vÃdeo da audição de ontem está aà no topo, assistam e vejam se eu não tenho razão de estar encantada... agora vou torcer para que ela passe nas demais fases e talvez seja a primeira portadora de deficiência a vencer um programa desse gênero.
Quando criança assisti mais de 100, talvez mais de 200 vezes o filme A Noviça Rebelde (que tem como tÃtulo original The Sound of the Music ou o som da música, muito mais perfeito e adequado ao filme que a tradução). Vencedor do Oscar de melhor filme de 1965, como atriz principal Julie Andrews que está maravilhosa, cantando divinamente, as crianças são um espetáculo à parte, lindas e afinadas, eu costumava pedir que minha mãe o colocasse no Video-Cassete (é o novo!!!!): "Mãe, coloca o filme dos sete meninos".
Mas o que tem haver o filme "A Noviça Rebelde" com esse artigo???? Bom, várias coisas... primeiro, é um filme musical, sendo que no final, os personagens principais participam de um festival de música, em um teatro enorme, era o grande evento da Austria, ou seja, ver quem canta melhor, é um costume bem antigo; segundo, eles usaram a música para vencer as adversidades que enfrentavam com a chegada de Hitler à Austria e Mayara usa a música para vencer a deficiência e se mostrar como pessoa; terceira, a frase do tÃtulo do artigo, que foi a primeira que me veio à cabeça quando Mayara começou a cantar, é dita várias vezes no filme pelo personagem de Julie Andrews... Deus lhe fechou a porta da visão, tão importante para nós, mas lhe abriu a janela do talento e da voz... muita sorte Mayara... estou ansiosa por ouvÃ-la cantar novamente.
-
Minha primeira Copa do Mundo
Esse ano de 2010, temos o acontecimento de um dos maiores eventos de esporte, a Copa do Mundo de futebol, que está sendo realizada na Africa do Sul.
O papai do Guilherme é viciado em futebol, assiste tudo que é jogo. Foi jogador na adolescência e sonha que o Gui gui possa um dia estar por aà jogando nas quadras ou campos, fica incentivando que ele aprenda a chutar, quando ele acerta a bola, ele grita, ggggoooooooooooooooolllllllllllll..... assim que o gui tiver idade, iremos colocá-lo em uma escolinha de futebol, quem sabe não temos o próximo Kaká em casa.... é investimento, nos dias de hoje.
Essa foto foi do jogo do Brasil x Costa do Marfim, assistimos em casa, mas mesmo sendo somente os três a torcer, arrumei o Guilherme com sua camisa do Brasil e ele adorou, parece até que já entende o que significa estar com a camisa verde-amarela... adorou os momentos dos gols, seu pai o levantava para o ar, comemorando... aà ele passava um tempão gritando, gol, gol, gol e pulando... acho que estava torcendo pra um novo gol do Brasil, só pra se divertir com o papai.
Hoje iremos assistir o jogo Brasil x Holanda na casa da bivó, aà não seremos apenas três torcedores, seremos muitos tios e primos, todos gritando ao mesmo tempo, tomara que saiam muitos gols do Brasil para que a comemoração seja bem animada. Vamos torcer!!!!
-
Minha primeira medalha
No dia 05/05/2010, na escolinha de natação do Guilherme (é uma escolinha só çpara crianças), houve comemoração dos dia das mães com uma demosntração do que as crianças haviam aprendido. Ele havia entrado na natação há apenas 15 dias e só fazia chorar em todas as aulas, não queria entrar na piscina de jeito nenhum, aÃ, logo imaginei, ele vai ficar chorando na frente de todo mundo, ai meu Deus...
Convidei o papai, as vovós, os vovôs, os tios e tias, mas somente as vovós e as babás puderam ir ao grande evento. Fiz um brownie (acho que já coloquei a receita aqui), embalei um a um em saquinhos com fita de cetim, pois cada criança deveria levar um prato doce ou salgado. E fomos todos para lá aguardar a grande estréia do Guilherme .
Chegamos bem cedo, ainda havia poucas pessoas, mas logo o pátio ficou cheio de pais, avós, avôs e, principalmente, de mamães e crianças ansiosas por mostrar o que aprenderam. Logo, começaram as aprensentações, eram cinco crianças de cada vez na piscina, fiquei nervosa imaginando o Guilherme chorando na frente daquele monte de gente. Mas na hora que foi chamado, ele chorou um pouquinho, mas logo se calou no colo da Tia Lia, sua professora, e fez tudo bem direitinho, andou pelo tapete e pulou na psicina, andou sobre as telas, mergulhou, foi um aluno exemplar e na hora de sair, queria voltar para a piscina, pode?
No final da apresentação, todas as crianças ganhavam medalha e subiam no podium pra recebê-la, ele adorou, tiramos muitas fotos (depois escolho uma para colocar aqui). E assim foi que o Guilherme ganhou sua primeira medalha, coloquei em um saquinho e guardei em seu album, espero mostrar para ele quando crescer mais um pouco.
Não sei se foi por conta das muitas pessoas que lá estavam ou se ele simplesmente se acostumou, o fato é que, desde esse dia da apresentação, nunca mais o Guilherme deu trabalho para entrar na piscina com a Tia Lia, ele se concentra e faz tudo direitinho e até sorri pra ela... uma mudança e tanto... agora ele dá trabalho para sair, fica querendo voltar para a água, um perigo.... Dia desses fomos ao shopping e tem alguns lugares que tem umas fontes com água jorrando, quando vi, o Guilherme já estava colocando sua perninha sobre a mureta de segurança para ir para a fonte, pode? Agora está louco por água esse menino.
-
1 ano e 5 meses
A cada dia o Guilherme me surpreende mais com sua capacidade de aprendizado... no dia 09/05/2010, ele completou 1 ano e 5 meses, mas meu Deus... é quase um rapaz agora... como o tempo passa depressa...
Crescimento:Nascimento: Peso 2805g e Altura 49 cm
3 meses: Peso 5945g e Altura 61 cm6 meses: Peso 8200g e Altura 68cm
9 meses: Peso 9560g e Altura 74cm1 aninho: Peso 10.350g e Altura 79cm
1 ano e 1 mês: Peso 10.535g e Altura 79,5cm
1 ano e 2 meses: Peso 10.850g e Altura 81cm
1 ano e 3 meses: Peso 11.110g e Altura 82cm
1 ano e 5 meses: Peso 11.100g e Altura 84cm
Alimentação:
Observem o problema de sempre voltando.... continua com o peso de dois meses atrás... embora tenha crescido 2 cm, acabou perdendo 10g. Ele até se alimenta bem, mas é uma confusão que faz na hora de comer... joga comida pra todo lado. Uma coisa que adora é milho, quando tem milho em sua comida, ele fica catando todos e só depois é que come o resto. Agora foi besteira... é com ele mesmo...só q não gosto muito de dar essas coisas, então o jeito vai ser ele ficar magrinho mesmo.
Saúde:Semana passada andou meio resfriado, com febre e tmbém teve uma alergia alimentar ao Neston Vitamina, aà parei de dar. Ele ficou cheio de bolinhas vermelhas pelo corpo todo, principalmente nos braços e torax. Agora que os mosquitos estão voltando, ele tem aparecido com algumas picadas bem inflamadas... era tão bom na época que não tinha chuva.Linguagem:A cada dia ele aparece com novas palavras... agora ele fala "Xô, Kitty" (Kitty é a cachorrinha de meus pais), Sempre razamos na hora de dormir e eu faço o sinal do Pai com sua mãozinha, aà um dia eu falei: "Vamos rezar Guilherme?", Qual não foi minha surpresa qdo eue ficou emitindo sons (não identificáveis) e fazendo os gestos com a mãozinha... achei muito lindo.Ele tem aprendido os nomes das pessoas, além de mamãe e papai bem explicados, ele fala utá (que quer dizer Gustavo, o nome do papai), Loló ( Heloisa, a empregada daqui de casa), Tien ( Tiene, sua babá), Anton (Antonio, o porteiro do predio). Morri de rir, qdo o vi dizer: "Anton, abe", pro porteiro abrir o portão... é muito mandão esse menino....Sociabilidade:Graças a Deus, as fases de estranhamento passaram... qdo chegamos em algum lugar novo, com pessoas q ele não conhece, ele fica todo esquisito, envergonhado, mas logo depois se acostuma e pronto... já está aprontando das suas.Parou de estranhar a professora da natação. Se antes só fazia chorar a cada aula, agora qdo ela chama, ele vai correndo pra entrar na piscina e qdo acaba a ula fica querendo voltar... ô diferença dos primeiros dias....Passeios:Esse mês não passeamos muito porque eu estava doente, tive um outro surto, então não podia sair para lugares com muitas pessoas. Mas o Gui aproveitou bastante: Foi à praia com os vovôs, foi a vários aniversários e também à festinha de Dia das Mãe (por sinal, ganhei um vestido lindo....). Ele também recebeu e fez visitas... recebemos a amiguinha Lis por duas vezes, os amigos Luisa e Vinicius também vieram e fomos visitar a Lis em sua casa.No ultimo fim de semana fomos passear de tremzinho, com a Lis e o Levi, o Guilherme adorou, foi a primeira vez q pareceu se interessar, das outras vezes sempre dormia ou ficava indiferente aos personagens... agora bate palmas e fica tentando pegar nos bonecos (apesar de q qdo chegam perto, ele tem medo).Coordenação Motora:
A cada dia está melhor com seus brinquedos de encaixe... incrivel, me admiro de ve-lo colocar cada vez mais facilmente tantas formas.Ja corre com desenvoltura, sobe e desce escadas e móveis também... dia desses o peguei em cima do sofá, em tempo de levar uma queda... abre e fecha portas, toca campainha, ascende e apaga luzes... um peralta.Ele aprendeu a ligar e desligar a TV, tb mudar o canal e o volume, mas ainda não consegue colocar seus DVD's, mas acho que é questão de tempo, daqui a pouco só vai fazer o que quer esse menino.Brinquedos:Atualmente seu brinquedo favorito é um bolo de aniversário q canta parabens pra você e acender uma velinha... ele fica soprando, soprando, como se a velinha fosse de verdade... E também tem dois pedaços que encaixam e desencaixam do bolo pra vc "oferecer" aos convidados.... Detalhe é que o bolo foi sequestrado por ele da casa da minha afilhada... espero q ela não tenha notado a sua falta ainda...
Os livros com gravuras também estão entre seus preferidos, é uma otima forma de entretê-lo na hora de comer... algumas figuras ele tenta falar o nome como auó (relógio), kitia (melancia), anana (Banana), açã (Maçã), enfim, ele tem aprendido várias paçavras novas com as gravuras dos livros.
Sono:Ele dorme muito bem, mas em alguns dias continua a acordar para comer de madrugada, o que eu acabo achando bom, já que ele não come tão bem durante o dia. No mais, na maioria dos dias ele dorme por volta das 19:30 ou 20h e acorda às 6 ou 7h, durante o dia geralmente ainda tira uma soneca de uma ou duas horas... enfim, ele dorme muito bem.
Esse foi o mês do Guilherme com 1 ano e 5 meses, olha aà a foto do gui com seus brinquedos.